sexta-feira, abril 20, 2012

Opinião "O Retrato da Biblioteca" de Carina Portugal

O Retrato da Biblioteca, Trilogia de Imtharien

"Vivendo num mundo real, onde tudo aparenta ser o que é, uma sombra pode ser mais do que o olhar revela, e Liriana vai descobrir isso da pior forma. Quando os seus pais decidem que deve ir passar um mês à mansão longínqua da madrinha que desconhece, ninguém adivinha o que a aguarda na localidade pouco habitada…

Um mal que se pensava extinto retorna aos poucos. Os seus dedos de sombra buscam uma vida onde se suster, um corpo para tomar como seu, uma alma para devorar. É uma entidade maligna que percorre as paredes da sombria casa e, nesse local preciso, o predador aguarda a presa, atraindo-a com o isco da curiosidade até ao seu cerne, uma biblioteca há muitos anos trancada e que se dizia ter ardido até às cinzas. Ele almeja a chegada da jovem mais do que tudo, mais até do que a vingança.

Quando as portas se destrancam sozinhas, Liriana tem então a certeza de que não era só a imaginação que a assustava. Ao atravessá-las, correrá um perigo que pensara só existir nas páginas dos livros. Mas para os desígnios da Sombra irem em frente, é necessário aprisionar a presa noutro universo, num mundo paralelo nascido dos sonhos mais remotos, onde os seres míticos parecem habitantes quase casuais. Esse mundo dá-se pelo nome de Imtharien, aquele no qual inesperados aliados a ajudarão a fugir. Por florestas sombrias e terras enfeitiçadas, Liriana tentará escapar às garras mortais que se estendem na sua direcção. Uma aventura mágica num universo fantástico e perigoso, onde o inimigo espreita donde menos se espera…"


Opinião:

Liriana é uma jovem de 15 anos, que é levada (pelos pais) contra a sua vontade para a casa da madrinha Alexandrina. Liriana não se recorda de como é a madrinha, e fica surpreendida ao ver que esta é jovem e bastante bela, e não uma senhora idosa. Quando por fim começa a conhecer um pouco mais a Mansão Andriática, apercebe-se de que algo errado se passa na mesma. Contra a ordem da madrinha, Liriana entra na biblioteca (que supostamente ardeu), libertando um mal que nela habitava. É “levada” a um outro mundo, onde existem varias criaturas (Vampiros, Fadas, Elfos, feiticeiros), que nunca pensou que existissem. Sem saber como, nem porque, vê-se numa guerra entre o bem e o mal.
Confesso que fiquei maravilhada com este mundo que a autora Carina Portugal nos apresenta, de uma escrita envolvente, divertida e sombria. Que prendeu a minha atenção desde a primeira linha a última, a maneira descrita faz-nos imaginar toda a história sem qualquer falha. Confesso que ri e chorei ao ler “O Retrato na Biblioteca”. Sou muito sentimental? Talvez, mas acredito que a autora me fez “viajar” até ao mundozinho que nos apresenta.
O que me surpreendeu bastante, foi não haver romance, sim, normalmente há sempre uma paixoneta de personagem principal e com fulano A ou B. Será bom? Ou mau? Na minha opinião foi bom, se não ai e que chorava mesmo.

Fico ansiosa pela próxima obra, Carina não me faças morrer de curiosidade por favor. Há, alias, da próxima vez que me fizeres chorar estamos muito mal, sabes aquele capitulozinho mais para o final? Por favor né, parecia a Maria Madalena.

1 comentários: