quinta-feira, julho 05, 2012

Nuno Silva - Flor de Espinhos - Apresentação

Boa noite,
ontem estive a conversa com um jovem escritor, Nuno Silva. E aposto que muitos de vocês não o conhecem, verdade? Pois, eu também não. E como a ideia inicial deste blog sempre foi encontrar jovens (ou não) autores Portugueses, é claro que não deixei passar esta oportunidade em branco, assim que me falaram do Nuno. E lá fui eu chatear este jovem, a onde pedi que falasse um pouco sobre ele e a sua obra.

"Chamo-me Nuno Silva, tenho 18 anos e sou do Porto. Comecei a escrever com 15/16 anos, impulsionado por uma grande vontade de criar novos mundos e personagens. Comecei a escrever fantasia, é óbvio que aquele conto inocente e totalmente Fantástico sobre vampiros teria de ser escrito, eu orgulho-me de ter escritos contos, pequenas histórias que escrevia regularmente e me davam um prazer imenso apesar de serem
"pobre" em termos literários. Eu não deixei de ter a vontade de escrever histórias e contos e de ter os meus personagens (pelos quais tenho uma grande adoração), mas acabei por começar a escrever poesia e notei que é algo que também me dá imenso gozo e realização. Tenho andado a pensar numa ideia mais elaborada e trabalhada para um conto.
Quero algo que me dê trabalho, algo que me faça dizer "vou-me fechar naquele mundo diferente e trabalhar um pouco, quando chegar a casa." isso é bom.

O meu livro é uma antologia poética intitulada Flor de Espinhos que publiquei em Dezembro de 2012, pela Corpos Editora.Flor de Espinhos é um livro que expõem as minhas angustias, anseios, medos e visões do mundo nos rodeia. (como todos os poetas  escritores o fazem)
Gosto de colocar fogo na minha poesia, gosto de lhe dar uma lâmina, força sobrenatural, algo forte... gosto de tornar certos poemas em mundos distintos e mágicos.
Gosto de lhes dar escuridão e feixes de luz. Quanto a isto algumas pessoas dizem que o meu possui dois duas faces:
Algo cheio de bruma e escuridão, tristeza e melancolia e outra que possui esperança, alegria, alguma cor e força positiva. Eu considero que o meu livro (e os meus poemas) possuem sempre algo de um universo
fantástico."

Nuno cedeu-nos dois poemas e aqui estão eles

Câmara Ardente

"Todos se cobrem de dia
mas, nesta cama de vidro,
só os corajosos se deitam.
Há poucos celebres heróis,
e raros são os destemidos sem lei,
que aceitem aqui dormitar:

Nesta translúcida cama de espelhos.
Eu fecho os olhos, concentro-me em mim,
transpiro os rios da alma nos poros da minha pele.
e a respiração serena não sai do seu eixo, como a brisa.

Nesta cama de incógnita, tudo é meu.
tudo clareia, tudo espelha, no sono profundo.
As horas passam, ignoro a rotação do globo
Esta cama é minha, é a cama que partilho com o Mundo.

Nela jaz nu o príncipe poeta,
em câmara ardente, exposto na galeria.
A esperar que alguém o descodifique,
guarde e oculte bem os seus segredos,
para sempre..."

Nuno Silva
___________

Chamo-me Morfeu

Passeio pelo cristal, a esperar o momento.
Quando a noite apadrinha os céus,
Eu pinto azul e chamo as estrelas,
Para levarem a luz ao desespero dos cegos

Estendo a manta dos sonhos, invoco a lua
e suspiro ao rosto das assustadas crianças,
porque ainda é cedo para saberem a solidão.
E trago o silêncio às noites mais agitadas

Quando dou por terminado o meu ofício
Sento-me no telhado das casas,
para observar cada uma das flores adormecidas.
Vejo unicórnios correrem e fadas dançarem.

Perdoem-me se alguma vez Icelus vos visitou,
Se as suas bruxas voltaram a atormentar o sono,
Ou os monstros voltaram a pisar os vossos tesoiros.
Perdoem-me. Se isso alguma vez aconteceu,
Foi porque, mais uma vez, o sono me venceu.

Nuno Silva

Podes encontrar a obra a ver Aqui
Ou na loja física da mesma editora em Vila Nova de Gaia!

Que acharam han? Fantástico não é :)

0 comentários:

Enviar um comentário