terça-feira, julho 17, 2012

Entrevista a Aníbal Ávila Castro autor do livro O Guerreiro Psíquico

Boa noite,
O Nosso Mundo Sobrenatural esteve a conversa com o Sr. Aníbal Ávila Castro, autor do livro O Guerreiro Psíquico. Espero que gostem tanto desta entrevista como eu :)

1º Fale-nos um pouco de si, o que faz, o que gosta e detesta.

Na verdade não gosto muito de falar de mim, porque acho que o que é importante é o livro e não o autor, mas aqui vai. Gosto de ler livros, ou de ver filmes, de área do fantástico e da ficção científica, que dentro dos seus géneros, conseguem abarcar quase todos os temas da vida humana, desde a aventura até ao amor, passando pelo conflito social. Gosto de caminhar e refletir enquanto caminho. Acho que se não pararmos para pensar na nossa vida, os erros vão-se repetir inevitavelmente. Não conhecemos tanta gente que repete os mesmos erros? Se não refletirmos, vamos sendo conduzidos, ou empurrados na vida, pela enxurrada de acontecimentos, em vez de marcarmos o nosso rumo e nem nos apercebemos que estamos à deriva na corrente. Chegamos mesmo a insurgirmo-nos se alguém o salienta.
Uma coisa que me incomoda é a maldade das pessoas. A facilidade com que pisam nos seus semelhantes, ou a maneira como se fazem passar pelo que não são. Outra coisa que me incomoda é ver os animais mortos à beira da estrada. Não consigo deixar de pensar que até para se ser animal é preciso ter sorte.

2º Uma vez que vamos falar um pouco de livros, de que género gosta?

O género do fantástico é a minha preferência. Quando comecei a esboçar o contorno do Guerreiro Psíquico, hesitei muito quanto à época. Se o colocava numa época futura, estilo ficção cientifica, ou se o colocava na idade média. Como já há muita coisa na ficção científica, acabei por escolher a idade média. Não era meu objectivo ser um daqueles escritores que olham para a moda actual, seja feitiçaria, seja vampiros ou anjos, e vão a correr escrever dentro das mesmas linhas. O livro tem de nascer de dentro e inevitavelmente terá o cunho pessoal. Eu nunca conseguirei escrever o livro dos outros. Posso tentar e até escrever, mas nunca será tão bom, como escrevesse aquilo que nasce de dentro de mim. Infelizmente não consigo ler tanto como desejaria, se leio, não escrevo. A minha opção é ver filmes. Tenho seguido, por exemplo, a série twilight.

3º Algum autor preferido? Porquê?

Gostei da J. K. Rowling (autora do Harry Potter). Ela escreve muito bem e da forma que procuro seguir. A elaboração das frases é simples e o texto cativante, de forma a prender o leitor até ao fim e chegar a um ponto em que se esquece de que está a ler. Isto permite ao leitor identificar-se com a história e envolver-se nesta, até ao ponto de a estar a viver. Ela é sem dúvida uma mestra. Também gosto Raymond E. Feist (O Mago) e da Trudi Canavan (Trilogia do Mágico Negro). Dentro dos autores portugueses do género prefiro o Filipe Faria. Também li e gostei do Fábio Ventura e da Sandra Carvalho. Em relação a esta última tive de dar razão ao Filipe Faria, que me disse uma vez, que não lia os livros da Sandra Carvalho, porque eram muito só para meninas.

4º Como surgiu a ideia para o livro “o guerreiro psíquico”? Alguma coisa que lhe tenha inspirado?

Durante muito tempo fui lendo vários livros à procura do tema perfeito para mim. Do livro que mais gostaria de ler. Como não o encontrei, dei por mim um dia a questionar-me. Será que o consigo escrever? Foi assim que tudo começou. E sabem que mais? É ainda mais emocionante escrevê-lo do que lê-lo.

5º Como foi todo o processo desde que terminou de o escrever até ser publicado? Pode falar um pouco sobre isso?

Depois de acabar de o escrever até ao publicar é um processo complicado, sobretudo nos tempos que correm. A reacção normal das editoras é não dar uma resposta quanto ao manuscrito enviado. Quando as interrogamos respondem: Mas enviou? De certeza? Então mande lá outra vez! Acontecem todo o género de contratempos exasperantes. Por exemplo, a editora (estou a referir-me a uma pessoa) da Civilização, gostou do livro e submeteu-o ao Conselho Editorial. Este aprovou-o, mas a etapa seguinte, o Conselho Comercial, vetou a publicação, por não se enquadrar na estratégia da Editora. Com a Diefel foi diferente. Autorizaram-me a mandar o manuscrito, pois enquadrava-se perfeitamente na estratégia. Três meses depois questionei o que se passava. O seu livro está na pasta dos selecionados. Até era para publicar, se não tivéssemos mudado a estratégia. Exasperante não é? Em todos estes processos os meses arrastam-se. A dada altura percebi que o livro tinha um problema. Era muito grande. Foi aí que avancei com a alternativa de o dividir em dois, alternativa essa apoiada pela Casa das Letras. Na Casa das Letras correu tudo bem até ao passo final. O Conselho Comercial, vetou a publicação para o ano seguinte, pois a Editora é generalista e já tinham muitos do género fantástico para o ano seguinte. Como estávamos a entrar na recessão económica, lembrei-me logo da mudança de estratégia da Diefel. No ano seguinte tudo poderia mudar. No caso da Planeta Editora, esta garantiu que o livro (completo e não dividido), seria publicado, mas esqueceram-se de dizer o ano. Ainda estou à espera. Entretanto surgiu a Chiado Editora e avancei com esta.

6º Tem algum conselho para jovens que estão a entrar neste mundo novo e difícil que é, para publicar um livro?

Dar conselhos é um pouco difícil, uma vez que a situação económica mudou completamente a realidade editorial. Vejamos. Estamos na área do fantástico, onde a concorrência estrangeira é feroz. Se um autor quisesse publicar poemas, ou falar sobre a realidade política em Portugal, seria de todo diferente. O que as Editoras trazem para cá, não são os corriqueiros, os bons, ou os muitos bons, sãos os best sellers. Logo a comparação de um autor novo, é com os melhores do mundo. Para dificultar ainda mais, a mentalidade portuguesa nesta matéria é de que o que é português não presta. Infelizmente tive a oportunidade de confirmar isso, mesmo com pessoas de alguma proximidade. A posição é de crítica sem terem lido o livro. Claro que as pessoas são livres de não gostarem do género, ou mesmo gostando, não gostarem de uma dada obra. É normal, todos somos diferentes e temos os nossos gostos. O Saramago ganhou o prémio Nobel e há quem não goste das suas obras. O que pretendo salientar é a opinião preconcebida, que leva o autor a ter de fazer a travessia do deserto, onde muitos morrem de sede, até conseguirem ser alguém. Claro que tudo é diferente se o autor for uma figura mediática, especialmente se aparecer na televisão. Aí é o oposto. As pessoas têm curiosidade em ver o que ele escreveu. Nesta recessão económica, o que é a Editora vai preferir publicar, ou a livraria expor naquele espaço específico da limitada prateleira? O best seller internacional que a contracapa diz que vendeu muito, ou o recém aparecido livro, que na contracapa não diz que vendeu milhares ou milhões? Claro que é o best seller que já deu provas.
Aquilo que posso aconselhar é não desistirem e persistirem com determinação. É indispensável fazerem publicidade. Como referiu a minha Editora, um livro pode ser muito bom e não se vender. Publicidade essa, que se restringe aos ridículos meios ao seu alcance. Mesmo assim vão ver as reacções das pessoas. Mas ele está a fazer publicidade do seu livro? Está a falar da sua obra? Mas que mau aspecto! Se for um autor estrangeiro tem todo o direito de falar sobre o seu livro, mas se for português, já fica mal, como se o autor estivesse a falar bem dele próprio. Como se estivesse a gabar-se. Há que não desistir. Tanto mais, que por vezes julgo que as Editoras não sabem o que se vende. O Harry Potter foi recusado doze vezes em Inglaterra por não ser vendável. O Eragon teve de ser publicado na gráfica dos pais do autor e este andava vestido de Eragon a promover o livro. Só então, com as vendas alcançadas, conseguiu convencer uma Editora e foi o sucesso que conhecemos.

7º Pode falar um pouco sobre o guerreiro Psíquico, para quem ainda não o conhece?

O Guerreiro Psíquico passa-se numa Idade Média, onde uma das profissões mais respeitada é a de telepatas, que são treinados no Templo da Voz da Mente. A história aborda a luta desesperada de dois jovens que pretendem alcançar o seu sonho, mas debatem-se com preconceitos de tradição familiar e de disciplina, em que os pais impõem o que julgam melhor, pelos seus próprios valores, para os filhos. O perigo espreita e avança, pois os piratas matam todos os que são, ou podem vir a ser telepatas. A presença de um emissário do Templo da Voz da Mente, vem pôr em causa valores tidos como certos, quando de repente surge a perceção, de que a decisão errada resultará em perdas de vidas dentro de poucos dias. Os ânimos exaltam-se quando ambas as partes lutam para salvar vidas, com a solução oposta do adversário e acreditando que a decisão da outra parte, é morte certa. O desespero e o perigo eminente levam a decisões, tanto de ultraje, como arrojadas, que os levam por caminhos, também eles muito perigosos, na perseguição de uma esquecida profecia milenar, mas que a precipitação dos acontecimentos presentes, evidenciam que se está a realizar.
O livro é para todas as idades e pretende ser simples de ler e cativante, para que o leitor esteja a ver a história a desenrolar-se à sua frente. A parte fantástica foi projetada para ser limitada e enquadrada na história, de uma maneira que pretende que o leitor chegue ao ponto de achar que aquilo é normal.
Quanto à opinião das pessoas remeto-vos para a opinião publicada no “O Nosso Mundo Sobrenatural”, ou para as opiniões deixadas pelas pessoas no site do livro. A minha opinião é irrelevante, uma vez que escrevo o que gosto. Cabe ao leitor fazer a sua avaliação e única coisa que vou adiantar é que as pessoas conhecidas tentam persuadir-me a dispensar a título excepcional, e só para a pessoa em causa, o manuscrito da continuação. Claro que isso é um universo reduzido e cabe ao leitor ter a sua opinião individual.

8º Deu para perceber que o Guerreiro Psíquico tem continuação, já se sabe para quando irá ser publicado?

Como referi antes o livro original foi dividido em dois, pelo que está pronto. O tempo que vai levar a publicar depende unicamente do tempo que o primeiro volume levar a impulsionar isso. Vai depender do tempo da passagem de boca em boca, daqueles que gostaram do livro e que vão falar dele. Foi assim mesmo que tomei conhecimento do Harry Potter. Ou seja depende unicamente de vocês.

9º Quantos livros são no total?

A saga é de sete livros. Nunca serão mais de sete livros, porque entendo que seria excessivo. Como o primeiro livro foi dividido em dois volumes, haverá um ajustamento para não aumentar o número de volumes. Estes sete volumes, correspondem aos sete degraus da escada evolutiva psíquica, trilhada em três templos da cidade de Satamar, cidade essa para onde se retiraram os antigos e que segundo a profecia, permanece visível e invisível.


10º Você tem em mente algum novo projecto?

Neste momento não tenho outro projeto, mas sei que o próximo será certamente uma mistura de fantástico e ficção científica. Sei disso porque por vezes aparecem-me imagens, que se desenrolam como um filme, que me mostram o que poderá ser. Também me aparecem imagens desta saga, referentes ao volume seguinte. Quando escrevo, faço um planeamento, mas depois a história e os personagens ganham vida própria, escapando completamente ao pré-definido. A imposição destas imagens é tão forte e inesperada, que literalmente vivo a cena. Uma vez parei de escrever porque não conseguia escrever mais. Estava a chorar. A cena estava à minha frente, eu estava na cena, eu estava a viver a cena. No final quando revejo, espanto-me do que escrevi e verifico que está muito melhor do que eu alguma vez poderia ter planeado. Para não me alongar, podem, se quiserem, ver mais no site do livro.

Obrigado pela sua colaboração nesta pequena entrevista

0 comentários:

Enviar um comentário