quinta-feira, dezembro 20, 2012

Ana Vichenstein – A Feiticeira da Mente [Opinião]


Ana Vichenstein A feiticeira da Mente
de Ana Crisóstemo
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 302
Editor: Chiado Editora
Coleção: Mundo Fantástico

 Sinopse

Ana Vichenstein é uma adolescente de 13 anos de idade, órfã de mãe, que estuda no mesmo colégio desde os seus seis anos de idade. Excelente aluna, óptima cantora e dançarina e ainda uma excelente pessoa. Tudo isto poderia ser comum a um grande número de adolescentes, não fosse ela uma feiticeira da mente. No mundo de Ana existem três categorias de feiticeiros, todos eles com as suas qualidades e as suas limitações: os feiticeiros da mente, os feiticeiros com manopoderes (nas mãos) e os feiticeiros da varinha. Não se pense que os feiticeiros conseguem ser aceites na sociedade. Eles vivem à margem, encobertos por detrás de um colégio comum, onde estudam tanto alunos feiticeiros como os outros não-feiticeiros. Durante o dia convivem entre si com aulas comuns. A partir da hora de saída dos alunos não-feiticeiros, as aulas de magia são leccionadas numa secção específica do colégio. Ana entrou naquele colégio sem saber a verdadeira razão. A sua mãe foi morta para a conseguirem colocar naquele sítio a estudar. O seu pai divorciara-se da sua mãe ainda antes deste acontecimento fatídico. Encontra-se sozinha no mundo. Tudo parece correr bem até que alguns acontecimentos insólitos assolam a vila de Cascais, próximo da zona de Sintra onde fica o Colégio…


Opinião

Ana é uma adolescente de 13 anos, que vive no colégio que frequenta desde os 6 anos. Idade essa em que ficou órfã de mãe e que desconhece o pai. Apesar da pouca idade, Ana, revela-se uma excelente aluna no que toca ao seu poder, estando um pouco mais evoluída que os restantes alunos da sua idade, ou até mesmo mais velho. Além de feiticeira da mente, Ana, tem também o poder da visão, algo raro nos feiticeiros, e que por essa razão desperta o interesse do seu primo, primo esse que Ana não conhece.

Com a ajuda do namorado, Vicktor e o professor Frederick, Ana vai desenvolvendo mais os seus poderes. Até a noite de natal, tudo não podia ficar pior, o pai que tanto desejou que aparecesse e a levasse dali, por fim chega, sentindo-se revoltada por só agora ele aparecer e com tudo o que lhe tem acontecido ate aquela noite, ela foge do pai e dos que a rodeiam. E a partir dessa noite, Ana, terá de escolher em que lado ficar, se do seu pai ou do primo.

De uma escrita simples e um pouco repetitiva por vezes, mas que cativa o leitor, fazendo este ter curiosidade com o que vem a seguir. Um ponto negativo (no meu ponto de vista claro), as acções por vezes são demasiado rápidas, um pouco mais de detalhes e o leitor não se sentiria “perdido” as vezes.
Devo acrescentar que o final me surpreendeu muito,não estava nada a contar com ele, e sim.. chorei que nem um bebe.

Ana Vichenstein – A Feiticeira da Mente, é um livro para um publico jovem, e acredito que estes vão gostar bastante da historia.

0 comentários:

Enviar um comentário