terça-feira, dezembro 04, 2012

Opinião - Gente Vazia, Brian Keaney

Sinopse:

Dante é um moço de cozinha na Ilha de Tamagar, uma comunidade dominada pelos pensamentos do Dr. Sigmundus. Sonhar fará com que seja internado num asilo e os adultos drogam-se com Icór. Dante vive atormentado com o facto da mãe se ter suicidado, mas quando se torna amigo de Bea, filha de um médico, e do misterioso prisioneiro político Semiramis, descobre uma versão bem diferente dos acontecimentos. Os três fogem através de um mar cheio de perigos e juntam-se a resistência. Drogas, hipnose e o forte poder da pressão do poder dos pares entram em jogo a medida que Dante e Bea lutam para sair de um círculo do Inferno e descobrem que o mundo é uma ilusão.

Trata-se de um trabalho de escrita notável, centrando-se na atmosfera e nos sentimentos vividos pelos perturbados protagonistas adolescentes. Embora sendo a primeira parte de uma trilogia, termine e nos deixe a beira de um precipício, Gente Vazia é o tipo de livro que faz valer o peso da Literatura Fantástica.


Opinião:

Gente Vazia é o primeiro livro de uma trilogia do autor Bryan Keaney, nascido no ano de 1954 em Walthamstow, a este de Londres.
Bryan Keaney tem uma escrita suave e fluida, mas que nos consegue transmitir sem esforço a acção que vai relatando página atrás de página.
Tarnagar é uma ilha que alberga um asilo. Um exemplo da máxima correcção, no que aos delitos contra os ideias impostos pelo Dr. Sigmundos, diz respeito.
Para além do asilo, a ilha detém a sua própria população, que é vista como a epítome da sociedade, regida pelos mesmos princípios e ideias.
Tudo em Tarnagar gira em volta do Dr. Sigmundos.
E em que é que isso consiste, é fácil: ser-se vazio!
Quando as crianças de Tarnagar atingem a maioridade, são iniciadas numa cerimónia, onde lhes é dada a provar a Ícor. E depois disto, tudo muda... A não ser que estejamos a falar se Dante, um moço da cozinha, que ocupa uma das mais baixas camadas da sociedade da ilha. E Bea, a filha única de um conceituado casal de médicos que trabalham no asilo e que por sua vez, pertencem a uma das mais altas camadas sociais. Dois jovens unidos pelos sonhos e afastados pelas regras, pela desigualdade, pela falta de poder de expressão... Pela discriminação!
O que faríamos nós, se de repente nos roubassem os sonhos?
Se nos tirassem o livre arbítrio?
Se nos despojassem de toda a privacidade? Se nos roubassem a esperança?
Dante e Bea arranjaram uma solução... Não percam este livro!
Obs: Este livro está em promoção na Fnac online, pelo valor de 1.50€.


Boas leituras, Soraia

2 comentários:

  1. Olá. Deixei um selo para o seu blog no meu, veja aqui: http://cantinhodanielarc.blogspot.pt/2012/12/selo-3.html

    beijinhos

    ResponderEliminar