terça-feira, março 26, 2013

Opinião "Perdidos"


FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Perdidos
AUTORA: Rute Canhoto
EDIÇÃO: 1ª edição
IMPRESSÃO: Euedito
LOCAL DE IMPRESSÃO: Vila Nova de Gaia
DEPÓSITO LEGAL: 352363/12
ISBN: 978-989-20-3353-2



SINOPSE

Marina, de 17 anos, leva uma vida monótona e confortável, centrada no objetivo de ter boas notas para entrar na universidade.
Findas as férias de verão, tem início um novo ano letivo que se revela repleto de novidades, entre elas Lucas. A misteriosa figura do aluno desperta-lhe a atenção, apesar da aura obscura que o rodeia. Mais tarde, Joshua junta-se à turma e um turbilhão de sentimentos contraditórios assola Marina, deixando-a confusa e sem saber que caminho seguir. E se fizer a escolha errada?
Em simultâneo, o cosmos da rapariga fica completamente virado do avesso com uma série de inexplicáveis acidentes, que parecem querer colocar um ponto final na sua existência. Afinal, o que se estará a passar? A resposta será uma revelação inesperada, que dará a conhecer ao mundo os Perdidos.
Este é o primeiro volume da trilogia Perdidos, uma série na qual coração e razão entram em conflito. Nem sempre o que gostaríamos de ter é o melhor para nós. Mas e se o que nos dizem não ser bom para nós, é exatamente aquilo de que precisamos? Viver implica correr riscos, demasiado grandes às vezes.


Opinião:

Devo dizer que fiquei rendida a este maravilhoso livro. Ele é misterioso, apaixonante e vibrante! Acrescento para dizer que o que é nacional e bom e é bem verdade!!

No desenrolar desta historia, damos umas boas gargalhadas, como também ficamos de coração nas mãos. A Pobre Marina, não anda com muita sorte, pois parece estar sempre no local errado a hora errada. Mas apesar do azar...parece ter um bom "anjo da guarda", pois Marina salva-se sempre na hora H.

Marina é uma jovem como qualquer outra, ou quase... se não fosse a sua personalidade forte e decidida quanto ao futuro!
Ana, a melhor amiga de Marina, é uma personagem divertida e (quer queira Marina ou não) as duas juntas só dá galhofa.
Joshua. para mim é um personagem "assustador" isto porque há momentos em que achei ele desequilibrado, de espírito fraco e muito infantil (em determinadas atitudes desta).
Lucas, bem, é o Lucas (hehe) é uma personagem decidida e muito misteriosa. Simplesmente nos conquista.
Há uma parte eu que eu li, e reli e voltei a ler, poisei o livro no meu colo, revirei os olhos, agarrei no livro, li de novo e desmancho-me a rir a gargalhada e penso: " A Serio Marina? Pediste mesmo isso?" Eu só de imaginar a cena, chorei de rir. (queres saber do que estou a falar? Lê o livro :P )

Mas o que eu mais gostei, foi a autora trazer-nos algo novo. Pois por instantes pensei, anjos? Será que é uma sombra de outro livro? (uma vez que a autora mencionou um outro livro) Mas não, a Rute trás-nos... Demónios/ Inferno... nham nham

Ora bem...pontos negativos? Vejamos....

1º Fiquei meio confusa numas pequeníssimas partes (talvez por me ter perdido? Ver ponto 2).


  • Sendo ele um "Perdido" e o Mestre ter feito "uma lavagem cerebral" a ele, como é que ele na hora H a reconhece e acaba por não matar? O Que é que o "despertou"
  • De onde aparece a espada? E Porquê?
2º Formatação do texto, tamanho de letra.

  • Na minha opinião (e como já tinha falado com a Rute). Torna-se cansativa a leitura, uma vez que ao mudar de linha quando vamos a ver passamos duas abaixo ou uma acima, e tendo em conta o tamanho da letra (para mim) torna-se ainda mais difícil  pois a minha vista começou a desfocar (sim sou meio cegueta e tal, e quando esforço a vista, ela começa a desfocar e a chorar, parece que estou a descascar cebolas). Mas nada que uma boa formatação não resolva (aumento da letra e por ai fora).
3º Uma coisa que no meu ver acho que deve ser mencionado é... há alturas em que a autora usa termos em brasileiro. De inicio pensei, ok é brasileira, mas depois parei e pensei, nop ela escreve pt-pt e só usa uma palavra ou outra em pt-br, ate poderia passar-me ao lado, se não houvesse em pt.
ex: ... não conseguia enxergar.... "não conseguia ver...."
são pequenas coisinhas que devemos ter em atenção, mas que muitas vezes nos passa ao lado. Não estou a dizer isto para mal da autora, nada disso. Mas escrever em pt-pt e usar uma palavra ou outra em pt-br não e bom, principalmente para leitores mais picuinhas. Afinal de contas tanto o leitor como o autor, queremos ambos o mesmo. Perfeição 


1 comentários:

  1. Obrigado pela opinião, é muito útil para o meu trabalho no futuro ;-)

    ResponderEliminar