sábado, setembro 03, 2016

Na sombra da Presidência – relato de 10 anos em Belém




Título: Na sombra da Presidência – Relato de 10 anos em Belém
Autor: Fernando Lima Págs.: 432
PVP: 18,80€
PVP WOOK: 16,92€




Na sombra da Presidência, de Fernando Lima, chega às livrarias a 8 de setembro com um relato exclusivo sobre os casos mais polémicos ocorridos nos mandatos de Aníbal Cavaco Silva.

“Este é o livro que não gostaria de ter escrito, mas este é o livro que tive de escrever”. É desta forma que Fernando Lima abre o texto introdutório de Na sombra da Presidência relato de 10 anos em Belém, que chega às livrarias de todo o país no próximo dia 8 de setembro, com a chancela da Porto Editora.
Durante os dez anos de Aníbal Cavaco Silva na Presidência da República, Fernando Lima, seu assessor e consultor durante aquele período, foi testemunha privilegiada de muitos dos acontecimentos mais marcantes ocorridos entre 2006 e 2016 e dos mais polémicos também: o caso BPN, o negócio PT/TVI, o referendo do Tratado de Lisboa ou a promulgação do diploma sobre o TGV e, claro, o “caso das escutas”.
Em Na sombra da Presidência – relato de 10 anos em Belém, Fernando Lima apresenta um relato objetivo, maturado e distanciado daqueles factos, revelando contornos até agora desconhecidos.
Dos pormenores das relações entre Presidência e Governo às jogadas de bastidores das máquinas partidárias, passando por estranhos envolvimentos entre a imprensa e a política à custa da verdade e em favor de interesses pessoais , tudo é explorado.
“Passaram sete anos desde que, em Setembro de 2009, se criou uma polémica à minha volta e que levou o Presidente da República a afastar- me da assessoria para a comunicação social, atribuindo-me outras funções na Casa Civil. Por sua vontade, permaneci em Belém no segundo mandato, ficando por isso sujeito a um dever de reserva que fiz questão de observar até ao fim.” (Fernando Lima)
Na sombra da Presidência – relato de 10 anos em Belém oferece uma perspetiva única sobre um dos períodos mais intensos da democracia portuguesa, como se percebe pelas palavras do autor: Escrevi este livro orientando-me pela verdade dos facto e não pela versão dos factos”.



O Autor
FERNANDO LIMA é jornalista. Foi chefe da delegação de Lisboa do Jornal de Notícias (1977-1987), diretor de informação da agência de notícias ANOP (1982), correspondente do diário espanhol ABC (1999-2002) e diretor do Diário de Notícias (2003-2004). No mundo da política, trabalhou como adjunto/assessor do primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, nos X, XI e XII governos, como adjunto do ministro dos Negócios Estrangeiros António Martins da Cruz, entre 2002 e 2003, e novamente como assessor/consultor de Aníbal Cavaco Silva, durante todo o seu período como Presidente da República (2006-2016). É autor de vários livros na área da política.

0 comentários:

Enviar um comentário