terça-feira, dezembro 05, 2017

Palavra do Ano - Portugal [Porto Editora]

De “afeto” a “vencedor", da “desertificação” a “incêndios”, qual será a PALAVRA DO ANO® escolhida pelos portugueses?




De “afeto” a “vencedor", da “desertificação” a “incêndios”, qual será a PALAVRA DO ANO ® escolhida pelos portugueses?  
  As dez candidatas estão definidas e a votação decorre online, em www.palavradoano.pt, até 31 de dezembro.  
  É chegado o momento de escolher a PALAVRA DO ANO ® 2017 . Muitos foram os acontecimentos que marcaram o nosso quotidiano e, consequentemente, muitas foram as palavras que foram marcando a atualidade e as conversas dos portugueses.

Com base nas propostas feitas através do site da iniciativa, no trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa feito pela Porto Editora, tanto nos meios de comunicação e redes sociais, como no registo de consultas nos dicionários online e mobile, eis as 10 candidatas (vídeo) a PALAVRA DO ANO ® 2017 :

afeto – Marcelo Rebelo de Sousa tem exercido o seu mandato com um singular grau de proximidade e afetividade para com os portugueses, o que já lhe valeu o epíteto de Presidente dos Afetos.

cativação – Com o objetivo de manter o défice abaixo dos valores definidos com a União Europeia, cativação tornou-se numa palavra muito visível – algo controversa – na estratégia orçamental do Governo.

crescimento – Há bastante tempo que esta palavra não era usada para definir o comportamento da economia portuguesa, facto que foi notório ao longo do ano.

desertificação – Muito por força das circunstâncias, este tema ganhou especial atenção nas discussões públicas e no espaço mediático.

floresta – A enorme quantidade de área ardida demonstrou a necessidade de adotar novas estratégias para o ordenamento florestal em Portugal.

gentrificação – O aumento do turismo tem posto em evidência novos desafios e novas realidades, como a gentrificação, que se faz sentir nas principais cidades do país.

incêndios – Os sucessivos incêndios em todo o país fizeram de 2017 um dos anos mais trágicos de sempre, pela enorme quantidade de vítimas e pela dimensão da área atingida.

independentista – A pretensão de independência da Catalunha tem sido seguida com particular atenção pelos portugueses.

peregrino – A propósito do centenário das aparições de Fátima em 2017 e o número excecional de peregrinos, esta foi uma das palavras mais usadas este ano.

vencedor – Pela primeira vez, e de forma surpreendente, Portugal foi o país vencedor do Festival Eurovisão da Canção, sendo de sublinhar o entusiasmo e o carinho que o cantor Salvador Sobral despertou junto dos portugueses.

Esta é a nona edição de uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

Nos anos anteriores, o publico português elegeu as seguintes palavras: "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015) e "geringonça" (2016).

A 4 de janeiro de 2018, será conhecida a PALAVRA DO ANO ® 2017 escolhida pelos portugueses.

0 comentários:

Enviar um comentário